Anos Iniciais

A bota de muitas léguas

Números
A partir do 2° ano
Grupo

O jogo “A bota de muitas léguas” consiste na imaginação de uma bota mágica que dá pulos do tamanho que quisermos. A partir do sorteio de cartões numerados de 1 a 5, se decide o comprimento do pulo e quantos pulos serão dados. A proposta da atividade é desenvolver a ideia de multiplicação e divisão ao calcular o comprimento total que a bota percorrerá. Além de utilizar o zero como referencial de ponto de partida.

Acerte o Alvo I - Jogo de Gude

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O jogo Acerte o Alvo I traz uma velha conhecida das brincadeiras infantis (a bolinha de gude) para o chão da escola. A atividade se inicia com o lançamento de uma bolinha em direção às demais reunidas à distância, cujo objetivo é arremessar a maior quantidade possível de bolas para fora do círculo (que as abriga).

Acerte o Alvo II

Números
A partir do 2° ano
Grupo

O jogo Acerte o Alvo II traz uma velha conhecida das brincadeiras infantis (a bolinha de gude) para o chão da escola. A atividade - que se inicia com o lançamento de uma bolinha em direção às demais reunidas à distância, cujo objetivo é arremessar a maior quantidade possível de bolas do círculo (que as abriga) ou para o triângulo externo à ele ou para o quadrado, externo ao triângulo.

Adição com o Ábaco

Números
A partir do 3° ano
Grupo

O ábaco é um instrumento de cálculo de origem oriental conhecido desde a Antiguidade e usado por diversos povos antigos como árabes, egípcios e chineses. Na época, estacas de madeira eram fixadas no solo e, em cada uma delas, colocavam-se pedaços de ossos, metal, pedras etc. para representar quantidades. Para as atividades, aqui propostas, utilizaremos um ábaco aberto, formado por pinos paralelos dispostos verticalmente nos quais colocam-se argolas ou contas cujo valor depende da posição do pino em que são colocadas. Esse ábaco possui base numérica decimal. Desta forma, se em um procedimento de cálculo, em um dado pino, o número de contas atingir ou ultrapassar uma dezena, basta substituir dez dessas contas por uma no pino à sua esquerda. Aqui, trabalharemos até a quarta ordem de modo que da direita para esquerda, os pinos representam as ordens da unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar.

Adição com o Soroban

Números
A partir do 3° ano
Dupla

A proposta da sequência didática é explorar os fatos fundamentais relacionados à operação de adição com utilização do instrumento Soroban.

As Duas Mãos

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O jogo “As Duas Mãos” promove em sua aplicação o trabalho com a contagem, resgatando a oralidade, como meio de externar o raciocínio do aluno, a contagem um a um elemento, além de vincular nome pronunciado ao quantitativo no mundo físico e concreto da criança, para atingir sua maior potencialidade como ferramenta de ensino da sala de aula. Esse instrumento pedagógico, caracterizado principalmente por sua simplicidade e potencial, traz consigo um arcabouço de questionamentos e observações efetivas para o trabalho em sala de aula e fora dela.

ASMD

Números
A partir do 4° ano
Grupo

Trata-se de um jogo de tabuleiro que explora o desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, raciocínio lógico e formulação de hipóteses, a partir da manipulação das quatro operações básicas matemáticas. Pode ser jogado em grupos de dois a cinco alunos.

Bingo de Frações

Números
A partir do 5° ano
Individual

A atividade é um bingo cujas cartelas possuem representações figural de uma fração. A proposta é fazer uma conversão entre o registro na língua natural (um meio) e o registro figural contínuo, a fração será “cantada” na língua natural, escrita no quadro no registro simbólico numérico (1⁄2) e os alunos precisarão passar para o registro figural contínuo quando estiverem com a cartela em mãos.

Buscando Somas Iguais

Números
A partir do 3° ano
Grupo

O jogo “Buscando somas iguais" consiste no lançamento de um dado 4 vezes por rodada, e, a partir dos números sorteados, o jogador deve posicioná-los em sua folha de registro de modo que consiga o maior número possível de somas iguais.

Cinco em Linha - Adição

Números
A partir do 3° ano
Dupla

A atividade é um jogo de tabuleiro que se caracteriza por ter dois tabuleiros quadriculados, com números distribuídos em suas casas. Um tabuleiro está atrelado ao outro, onde o objetivo é formar uma linha (horizontal, vertical ou diagonal) de 5 casinhas de números no Quadro 2, sendo estes resultados de somas, as quais provém da escolha de dois números do Quadro 1.

Conhecendo e Explorando o Soroban

Números
A partir do 3° ano
Dupla

O soroban é um ábaco japonês em formato retangular, como uma caixa rasa contendo na vertical certo número de eixos paralelos (hastes), e uma régua de numeração, que o divide horizontalmente em duas seções, uma inferior mais larga, contendo 4 contas por haste com valor absoluto de 1 cada e uma superior contendo 1 única conta por haste com valor absoluto de 5, cujo valor posicional depende da haste em que são colocadas, totalizando 5 contas por haste. O soroban utiliza a base decimal para representar os algarismos. São 5 contas em cada haste que representam 10 posições, de 0 a 9, portanto decimal. Também é um recurso muito utilizado por pessoas com deficiência visual. Para essas pessoas, as contas não deslizam com facilidade. Nas bordas do instrumento há uma borracha que aperta as hastes contra a base do aparelho. Dessa forma, a pessoa com deficiência visual pode utilizar o soroban sem ter a preocupação de que serão realizados movimentos aleatórios e involuntários das contas.

Construindo um ábaco

Números
A partir do 3° ano
Grupo

O ábaco decimal é um instrumento de cálculo de origem oriental conhecido desde a Antiguidade e usado por diversos povos antigos como árabes, egípcios e chineses. Na época, estacas de madeira eram fixadas no solo e, em cada uma delas, colocavam-se pedaços de ossos, metal, pedras etc. para representar quantidades. Para as atividades propostas nesta sequência didática, construiremos e utilizaremos um ábaco decimal vertical aberto, formado por pinos paralelos dispostos verticalmente nos quais colocam-se argolas ou contas cujo valor depende da posição do pino em que são colocadas. O ábaco de pinos, como é conhecido, utilizado para a realização das atividades aqui propostas possui quatro pinos, contemplando as quatro primeiras ordens do Sistema de Numeração Decimal (SND). Como a base numérica é decimal, se em um procedimento de cálculo, em um dado pino, o número de contas atingir ou ultrapassar uma dezena, basta substituir dez dessas contas por uma no pino à sua esquerda. Assim, trabalharemos até a quarta ordem de modo que da direita para esquerda, os pinos representam as ordens da unidade, dezena, centena e unidade de milhar.

Contador Imediato

Números
A partir do 5° ano
Grupo

Trata-se de um jogo que explora o cálculo mental e a habilidade de fazer estimativas em cálculos que envolvam divisão de números decimais por 10, 100 ou 1000. A noção de intervalo numérico também é explorada no jogo. Pode ser jogado em grupos de dois ou quatro alunos.

Cubra a Diferença

Números
A partir do 3° ano
Grupo

O jogo Cubra a Diferença é um jogo de tabuleiro em que cada participante lança 2 dados e, a partir dos números sorteados, calculam a subtração entre os valores sorteados e cobre, no seu tabuleiro, o resultado obtido.

Cubra o Anterior

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O jogo “Cubra o anterior” é um jogo de tabuleiro em que cada participante lança 2 dados e, a partir dos números sorteados, calculam a soma e cobre, no seu tabuleiro, o número antecessor da soma obtida.

Cubra o Dobro

Números
A partir do 2° ano
Dupla

O jogo “Cubra o Dobro”, como o próprio nome sugere, promove um contato com o conceito matemático de dobro. A partir do lançamento de um dado comum, o jogador deverá cobrir, em seu tabuleiro, o valor do dobro do número sorteado.

Dominó de Frações

Números
A partir do 5° ano
Grupo

Esse é o clássico Dominó. No entanto, as peças desse dominó contém diferentes representações de uma fração, como a numérica, porcentagem, figural e também as frações equivalentes. O jogo deve ser realizado por no máximo 4 alunos que devem seguir as regras do jogo disponibilizados para consulta e o que terminar com todas suas peças primeiro ganha o jogo.

Dramatemática: A Artimética da Emília

Números
A partir do 4° ano
Grupo

Apresentar um teatro com diálogos, onde se abordam conteúdos matemáticos, com encenações do livro Aritmética da Emília de Monteiro Lobato.

Fração em Linha

Números
A partir do 5° ano
Dupla

O jogo Fração na linha possui um tabuleiro organizado em linhas e colunas, onde cada encontro de uma linha e uma coluna possui a representação de uma fração e o jogador deve marcar uma das frações a partir do lançamento de dois dados, de modo que o menor número que sair será o numerador e o maior será o denominador. Essa atividade auxilia os alunos a trabalharem com mais habilidade seus conhecimentos quanto às diferentes representações da fração, equivalência de frações e a desenvolver um vocabulário relativo às frações. Nessa atividade, há possibilidade de uso de 3 tabuleiros diferentes: um somente com representações figurais, outro somente com representações numéricas e um terceiro tabuleiro que mistura as duas representações.

Jogo da Adivinhação

Números
A partir do 5° ano
Classe

O jogo consiste em 6 cartelas que, à primeira vista, parecem conter números aleatórios. Essas cartelas são entregues a uma pessoa, e você pede que ela pense num número entre 1 e 63 e separe as cartelas que contêm o número pensado. Após a separação, você recolhe as cartelas escolhidas e, através de um cálculo mental baseado em propriedades matemáticas dos números naturais, revela exatamente o número que a pessoa pensou.

Jogo da Memória: Frações

Números
A partir do 5° ano
Grupo

Esse é o clássico Jogo da Memória, porém os pares serão formados por representações figurais contínuas e soma ou subtração de frações com o mesmo denominador. Podem participar de 2 a 4 jogadores. Ganha aquele que tiver a maior quantidade de pares ao final do jogo.

Jogo da Tartaruga

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O “Jogo da Tartaruga” é um jogo de tabuleiro jogado grupo contra grupo. A proposta da atividade é o arremesso de dois dados e, conforme a vontade do grupo, pode-se realizar a subtração ou a adição dos números sorteados a fim de encontrar os números disponíveis no tabuleiro.

Jogo das Operações

Números
A partir do 2° ano
Grupo

O Jogo das Operações é um jogo para ser realizado de 2 a 5 participantes em que através do sorteio de cartas numeradas e o lançamento de um dado, contendo os sinais de operação ( + ou - ), os jogadores vão registrando as suas pontuações que são obtidas pelo resultado da operação de cada rodada.

Mancala

Números
A partir do 4° ano
Grupo

Mancala é um jogo de tabuleiro de origem muito antiga e incerta; espalhou-se por vários continentes e se tornou muito popular na África, também conhecido como Xadrez do Oriente. O jogo está relacionado ao ato de semear e colher as sementes na terra (que é uma prática ancestral distribuída em todo o continente africano), e pode ser jogado mesmo diretamente no solo, não requerendo necessariamente tabuleiros ou peças elaboradas. Ainda hoje, o jogo é bastante explorado em muitos países recebendo terminologias diferentes de acordo com local onde é jogado. Por exemplo, no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti o jogo é conhecido como Wari; na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda o jogo é denominado de Bailé e no Brasil, os escravos que o trouxeram o chamavam de Adi.Segundo Pereira (2011), no continente africano encontram-se os registros mais antigos de sua prática, com datações estimadas de até sete mil anos atrás.

Nunca 10

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O jogo “NUNCA 10” promove o trabalho com a contagem associado às características do Sistema de Numeração Decimal (SND), bem como seus princípios aditivo, posicional e decimal, além de possibilitar a compreensão acerca da decomposição e composição dos números na base 10. Possuindo o caráter de um instrumento alfabetizador matemático, traz em sua fundamentação um caráter pedagógico, lúdico e concreto na construção de conhecimentos e do pensamento matemático.

Papa-Tudo de Frações

Números
A partir do 5° ano
Grupo

O jogo Papa Tudo de Frações consiste em um jogo de cartas que contém diversas frações na representação numérica e os jogadores devem a cada rodada comparar suas frações e descobrir qual representa o maior número. Caso seja necessário, o aluno pode fazer uso das réguas de frações para comparar.

Para ou Arrisca? (I)

Números
A partir do 1° ano
Grupo

O jogo Para ou Arrisca? (I) é um jogo de tomada de decisão a partir do lançamento de um dado, onde o jogador pode realizar somas sucessivas com os valores que vão sendo obtidos ou parar para lançamentos em outras rodadas. Há também a versão Para ou Arrisca? (II) onde a tomada de decisão leva em conta outros fatos matemáticos além da adição, ou seja, uma continuação desse jogo com um nível mais elevado. E aí, você Para ou Arrisca?

Subtração com Ábaco Decimal Aberto

Números
A partir do 3° ano
Dupla

O ábaco é um instrumento de cálculo de origem oriental conhecido desde a Antiguidade e usado por diversos povos antigos como árabes, egípcios e chineses. Na época, estacas de madeira eram fixadas no solo e, em cada uma delas, colocavam-se pedaços de ossos, metal, pedras etc. para representar quantidades. Para as atividades, aqui propostas, utilizaremos um ábaco aberto, formado por pinos paralelos dispostos verticalmente nos quais colocam-se argolas ou contas cujo valor depende da posição do pino em que são colocadas. Esse ábaco possui base numérica decimal. Desta forma, se em um procedimento de cálculo, em um dado pino, o número de contas atingir ou ultrapassar uma dezena, basta substituir dez dessas contas por uma no pino à sua esquerda. Aqui, trabalharemos até a quarta ordem de modo que da direita para esquerda, os pinos representam as ordens da unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar.

Subtração com o Soroban

Números
A partir do 3° ano
Dupla

A proposta da sequência didática é explorar os fatos fundamentais relacionados à operação de subtração com utilização do instrumento Soroban.

Timbiriche - Multiplicação

Números
A partir do 3° ano
Dupla

Timbiriche - Multiplicação é uma adaptação do Jogo dos Pontinhos para estimular a habilidade com a tabuada. É um jogo de tabuleiro em malha pontilhada quadriculada com dois dados em que os jogadores revezam rodadas e precisam marcar linhas horizontais e verticais entre os pontos. Em cada quadrado há números que correspondem ao produto dos valores dos dados e cada jogador só pode traçar a linha do quadrado correspondente ao resultado obtido nos dados. O jogador que completar a quarta aresta de um quadrado 1x1 recebe o ponto e joga mais uma vez.

Trio Fracionário

Números
A partir do 4° ano
Grupo

A atividade propõe a combinação de 3 representações diferentes da mesma fração, representação escrita na língua materna, representação numérica e representação figural, por meio de formação de trios.

Viagem à Lua

Números
A partir do 2° ano
Grupo

O jogo “Viagem à Lua” promove em seu trajeto de trilha de 50 casas, uma viagem pelas ideias acerca do número 0 (zero), dos números pares e ímpares, da metade e dobro de quantidades e também uma busca por ressignificação conduzida de maneira divertida, desafiante e competitiva. Um tabuleiro temático, ou meramente uma trilha desenhada com seus alunos, se torna um palco da Matemática, que envolve diferentes conceitos em uma aula inusitada. Em mãos, tem um instrumento pedagógico, incrivelmente lúdico e de grande potencial, dando abertura a um leque de possibilidades e questionamentos.

Anos Finais

Bingo da Porcentagem

Números
A partir do 6° ano
Classe

O Bingo da Porcentagem é uma adaptação lúdica do tradicional jogo de Bingo, desenvolvido de modo a praticar e entender melhor o conceito de porcentagens. Os números sorteados representam porcentagens de valores específicos e cada participante deve efetuar os cálculos e verificar se o resultado está presente em sua cartela. Este jogo é uma maneira divertida e interativa de reforçar o aprendizado de porcentagens e sua aplicação prática.

Cinematemática: Donald no País da Matemágica

Números
Geometria
A partir do 9° ano
Grupo

No filme, o curioso Pato Donald se aventura por um mundo de fantasia num lugar onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática.

Comando

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Trata-se de um jogo que possibilita explorar a comparação de números decimais, promovendo, também, as habilidades de cálculo mental e de estimativa. Pode ser jogado em grupos de 2 a 4 alunos.

Corrida de Frações

Números
A partir do 6° ano
Grupo

O Corrida de Frações é um jogo que trabalha com o tópico de frações. No decorrer da atividade, os jogadores deverão chegar o mais longe possível, utilizando as barras de frações e dois dados do jogo para estabelecer a distância que será percorrida por seu carrinho. O jogo contribuirá na construção de uma representação visual de frações, além de auxiliar na compreensão de equivalência e leitura das mesmas.

Divisores em linha

Números
A partir do 6° ano
Duplas

Trata-se de um jogo que explora o conceito de divisores, os critérios de divisibilidade e o cálculo mental, permitindo também o desenvolvimento das noções iniciais sobre números primos e a relação entre números e operações. Pode ser disputado entre dois jogadores ou entre duas duplas de jogadores.

Dominó de Racionais

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Trata-se de uma adaptação do clássico jogo de dominó, que aborda diferentes formas de representar números racionais, ou seja, como figuras, frações, representação decimal e porcentagens, além de incentivar o cálculo mental. Pode ser jogado em grupos de até três alunos.

Estrela

Números
A partir do 6° ano
Dupla

Trata-se de um jogo de tabuleiro e de estratégia que trabalha a habilidade de manipulação das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números racionais na representação decimal, além de exercitar o cálculo com estimativas. Pode ser jogado em dupla.

Eu Sei!

Números
A partir do 7° ano
Grupo

Trata-se de um jogo de cartas que exercita a habilidade de realizar cálculos envolvendo multiplicação entre números inteiros. Pode ser jogado em trio, onde dois jogadores competem entre si, e o jogador restante desempenha o papel de juiz.

Geometria em obras de arte

Números
A partir do 6° ano
Turma

Análise de pintura e produção com instrumentos adequados como, por exemplo, o transferidor, e montagem de uma releitura baseada no autor.

Jogo das 3 Pistas - Fração

Números
A partir do 6° ano
Grupo

O jogo “Jogo das 3 pistas de fração” foi inspirado no Jogo das 3 pistas e no jogo Quem sou eu?, onde, em ambos os jogos, os participantes precisam adivinhar a resposta certa seguindo as dicas disponibilizadas na rodada. Assim, nesse jogo, cada participante deverá encontrar a representação figural ou registro simbólico de uma fração a partir de “dicas” que serão disponibilizadas nas fichas.

Matix

Números
A partir do 7° ano
Dupla

Trata-se de um jogo de estratégia que promove o desenvolvimento de cálculos de expressões numéricas envolvendo números inteiros. Pode ser disputado entre dois jogadores ou entre duas duplas de jogadores.

Pescaria de Frações

Números
A partir do 6° ano
Grupo

No jogo Pescaria de Frações as cartas amarelas representam a fração na reta numérica e as cartas azuis representam as frações simbólica fracionária, o objetivo do jogo é formar um par de cartas associando a representação numérica (cartas amarelas) com a representação na reta numérica (cartas azuis) e os jogadores vão tentando pescar as cartas que precisam pedindo em voz alta o número que falta para completar o par.

Pescaria de Potências

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Trata-se de um jogo de cartas que trabalha o conceito de potenciação e sua notação, além de incentivar o cálculo mental. Pode ser jogado em grupo de três a cinco pessoas. O objetivo é combinar a representação da potência com o seu resultado.

Que Vença o Maior

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Nessa atividade os alunos serão capazes de reconhecer frações como números que expressam uma quantidade e compreender a relação de ordem no conjunto dos racionais.

Régua de Adição e Subtração de Inteiros

Números
A partir do 7° ano
Individual

A régua operatória é uma ferramenta didática, cuja aplicação no ensino de matemática auxilia os alunos na compreensão dos processos de adição e subtração envolvendo números inteiros, especialmente, os negativos. Funciona como uma “calculadora deslizante”.

Soma Zero

Números
A partir do 7° ano
Dupla

Trata-se de um jogo de cartas que aborda a adição e subtração entre números inteiros, o conceito de oposto de um número inteiro e o cálculo mental. Pode ser jogado em grupos de dois a quatro alunos.

Stop de Frações

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Este é o jogo clássico “Stop”, também conhecido como “Adedanha” em algumas regiões. A adaptação do jogo consiste em resolver expressões de adição e subtração de frações em um menor intervalo de tempo. Ao invés de sortear uma letra do alfabeto, é sorteada uma carta que contém 4 expressões e quem terminar de resolvê-las primeiro grita STOP. Nesse jogo, os alunos poderão fazer uso das réguas de frações como suporte para realização das operações.

Termômetro Maluco

Números
A partir do 7° ano
Grupo

Trata-se de um jogo de tabuleiro que explora o conceito de número inteiro e introduz noções básicas de soma algébrica de números inteiros. Pode ser jogado em dupla ou trio.

Timbiriche - Fração

Números
A partir do 6° ano
Dupla

Timbiriche - Fração é uma adaptação do Jogo dos Pontinhos para estimular a habilidade com a adição de frações. É um jogo de tabuleiro em malha pontilhada quadriculada em que os jogadores revezam rodadas e precisam marcar linhas horizontais e verticais entre os pontos. Em cada quadrado há frações com denominadores diferentes. O jogador que completar a quarta aresta de um quadrado 1×1 recebe o ponto equivalente ao número cercado e joga mais uma vez.

Trilha de Frações

Números
A partir do 7° ano
Grupo

A Trilha de Frações é um jogo de tabuleiro que contém problemas que envolvem fração de quantidade. Além do tabuleiro, o jogo disponibiliza réguas de frações para que os alunos possam usar de suporte se acharem necessário. O jogo é composto por 4 zonas onde os participantes vão respondendo problemas relacionados aos temas de cada seção: Mercado, Rodoviária, Escola e Shopping.

Trilha de Restos

Números
A partir do 6° ano
Dupla

Trata-se de um jogo de tabuleiro que explora os conceitos de dividendo, divisor e resto. Pode ser jogado em grupos de dois a quatro estudantes.

Uno Fracionário

Números
A partir do 6° ano
Grupo

Tem-se aqui o famoso jogo de cartas: UNO. As cartas são adaptadas e ao invés dos números de 0 a 9, as cartas são formadas por frações. Sendo assim, para descartar uma carta da mão, é necessário jogar uma carta que tenha a mesma cor ou uma fração igual ou equivalente à carta da mesa. O jogo pode ter de 4 a 10 participantes.