Sobre o Projeto


O Clube da Matemática constitui-se como um espaço de construção do conhecimento, ultrapassando a noção de um repositório de atividades e/ou materiais didáticos. Nesse contexto, a implantação do Clube é concebida como algo mais que o espaço físico, mas como um espaço de formação, apoiado por uma abordagem teórico-metodológica, conduzido pela mediação do professor. Intentamos construir um ambiente de aprendizagem envolvendo pesquisas acerca de atividades lúdicas e de métodos de ensino. Nesse sentido, entendemos o laboratório num sentido amplo, não como estoque de materiais, mas uma perspectiva dinâmica envolvendo o processo de pesquisa de novas abordagens e/ou metodologias, concepção de atividades de ensino, reflexão de todo o arcabouço com os professores e posterior implantação nas Escolas. Reiteramos que, nessa concepção o Clube não é visto somente como armazenamento de materiais didáticos, mas como todo o processo criativo que envolve a pesquisa, concepção dos materiais, e a sua respectiva utilização, tanto na Formação Continuada, quanto no ambiente escolar.

O projeto será executado em quatro fases. A primeira fase consistirá em uma ampla pesquisa feita por todos os integrantes do projeto, por meio do estudo de artigos acadêmicos, livros didáticos, anais de congressos de educação matemática nacionais e/ou internacionais etc. A partir da pesquisa realizada e das reflexões tecidas, a segunda fase será caracterizada pela concepção de diversos roteiros e materiais didáticos, atividades lúdicas e jogos que formarão o corpo rígido do Clube da Matemática. Nessa linha, deverão ser concebidas atividades e materiais didáticos que formarão o núcleo mínimo que, por critérios de viabilidade de custos, deverão estar presentes em todos os clubes da matemática nas unidades municipais de ensino fundamental. Em outras palavras, deverá existir um núcleo mínimo de atividades e materiais que serão fornecidos a todas as escolas municipais de ensino fundamental. De posse do núcleo mínimo de atividades e materiais, concebido nas etapas anteriores, a terceira fase do projeto consistirá na realização de oficinas em todas as 49 (quarenta e nove) unidades municipais de ensino fundamental, para dar suporte à efetiva implementação de um Clube da Matemática na respectiva unidade.

Finalmente, após acontecerem todas as oficinas, na quarta e última fase do projeto, monitoraremos quais escolas, de fato, implementaram um Clube da Matemática. Cabe ressaltar que a equipe do projeto acompanhará com bastante proximidade, pelo menos 10 (dez) escolas municipais, garantindo a implementação plena, em pelo menos 20% das escolas da rede municipal, almejando que a totalidade (100%) de todas as escolas e, em última instância, para a melhoria da aprendizagem em matemática.

Parcerias

# #

Nossa Equipe


Vinicius Mendes

Coordenador

IME/UFF

Fábio Pacheco

Vice-coordenador

INFES/UFF

Gessy Rosalino

Apoio Técnico

INFES/UFF

Ana Paula Pereira

Docente

Coluni/UFF

Érika Silos

Docente

INFES/UFF

Valessa Leal

Docente

INFES/UFF

Bolsistas

Christian Souza Chuva

Delaine Christine Soares Franco

Henrique Galieta de Oliveira Rodrigues

Lauane de Souza Lessa

Larissa Silva Lessa

Maria Eduarda Miller

Raquel Couto Pereira

Ex-Bolsistas

Gabriel Felice de Freitas Santos

Gabriel Lopes Almeida

Isabela Carsoso da Silva

João Vitor Ribeiro de Oliveira

Loiane Cristian de Souza

Luiz Eduardo Bagile Areas

Micaella Pinheiro Camacho da Costa

Michel do Nascimento Campanário

Nathalia Lima Ferraz

Thaiza Copello dos Santos