Anos Iniciais

Calendário Dinâmico

Grand. e Medidas
A partir do 1° ano
Dupla

Calendário Dinâmico é um jogo em dupla, que explora o mês do ano escolhido. Atuando como um jogo de adivinhação, os jogadores precisam descobrir o número (dia do mês do calendário em questão) que o oponente escolheu, através de três perguntas do tipo SIM ou NÃO que fará ao outro jogador, estabelecendo estratégias de dedução.

Marcando as Horas

Grand. e Medidas
A partir do 3° ano
Turma

A proposta da atividade é registrar, em relógio de ponteiros e digital, as horas e minutos. Além de perceber as diferentes formas de representar os horários.

Anos Finais

Batalha de Ângulos

Grand. e Medidas
A partir do 6° ano
Dupla

Trata-se de um jogo de tabuleiro semelhante ao clássico jogo de batalha naval, disputado entre dois jogadores, que possibilita ao aluno estabelecer conexões entre os conceitos de ângulo e coordenadas no plano.

Beleza Áurea

Grand. e Medidas
A partir do 9° ano
Dupla

Nesta atividade, os alunos utilizarão os conceitos fundamentais de razão e proporção. Eles aplicarão esses princípios ao contexto do retângulo áureo, também conhecido como retângulo de ouro, que desempenhou um papel significativo na obra de Leonardo Da Vinci (1452 - 1519) - "O Homem Vitruviano". Através dessa abordagem, eles realizarão medições e cálculos relacionados às proporções de seus próprios corpos, buscando verificar a harmonia da beleza da Antiguidade.

Construção do Pluviômetro

Grand. e Medidas
A partir do 8° ano
Grupo

A proposta da atividade é construir um pluviômetro caseiro composto de duas partes: um funil e um cilindro. Com a construção do pluviômetro, serão sugeridas atividades para compreensão do funcionamento do mesmo e do conceito de precipitação, isto é, cálculo do volume de chuva.